Experiência Concurso Archathon

October 11, 2017

Por iniciativa de uma das nossas integrantes da equipe do escritório Jaqueline Rathunde nos inscrevemos no concurso Archathon. Para participar é necessário criar um nome para a equipe de 3 integrantes. Em seguida é necessário enviar portfólio com projetos autorais e de interiores. A seguir estão 3 pranchas de projetos autorais do escritório Bela Lopes e que ficaram entre os 24 finalistas.

 

 

 

Projeto de sala comercial de produtor de marketing especializado em Branded Content. Elementos como propósito, proximidade e customização fizeram parte das diretrizes de trabalho.

 

 

 Nessa prancha fazemos a comparação entre 3 projetos Studios de 34m², a ideia principal é retratar que apesar de todos englobarem mobilidade, elegância e independencia, todos os layouts e elementos de decoração são extremamente diferentes por se adaptarem a clientes com necessidades particulares.

 

 

Projeto de sala comercial de consultor de grandes empresas. Design, versatiliade e funcionalidade foram os elementos principais trabalhados

 

O desafio proposto pelo concurso Archaton acarretou realizar um Retrofit da antiga Suíte Presidencial de 500m² do Hotel Sheraton localizado na Berrini. Em um primeiro momento estudamos a planta e realizamos observações imprescindíveis para organizar nossa proposta e nossas diretrizes de trabalho.

 

 

 

 

A equipe teve 8 horas para desenvolver a proposta e se preparar para a segunda fase prevista para o dia seguinte. O tema foi retratar na suíte a hospitalidade brasileira.

 

 

Essa foi a proposta apresentada aos jurados na etapa 1 do desafio Archaton. A planta humanizada é uma síntese dos conceitos que nortearam nosso projeto:  Integração, versatilidade e grandiosidade. Como uma suíte presidencial dever ser um local que se adapte a diversos perfis de pessoas, a ideia foi criar um ambiente sofisticado que ao mesmo tempo, através do uso de portas painéis e divisórias vazadas, pudesse possibilitar diversos usos. 

 

 

Imagem 3D da suíte presidencial. A ideia é realizar a integração do dormitório com o banheiro master. No programa de necessidades inserimos box integrado com sauna por porta interna, hidromassagem e pia dupla em ilha. Os revestimento de mármore nacional e granito São Gabriel estão presentes nos acabamentos da suíte. 

 

Imagem 3d do dormitório da suíte master. Grandiosidade e amplitude do layout permitiram uma cama king size e criados amplos. A cabeceira alta em Mdf Portofino possui trama que remete ao delicado toque do tecido, proporcionando suavidade ao ambiente e evitando o contato direto com a parede fria. O resultado da composição é um produto elegante, confortável e sofisticado.

Imagem 3D do escritório da Suite Presidencial. A versatilidade do ambiente permite através das portas em painéis sua integração com o dormitório master e também com o living room. Dessa forma, quando seu uso for voltado a um trabalho mais particular o hóspede pode estar próximo ao quarto. Já, quando a intenção for uma reunião de trabalho com mais pessoas, a ideia é integrar com o layout do living room. Além disso, as parede verde em plantas nacionais remetem a rica flora tropical brasileira.

 

Imagem 3D do living proposto para o Archathon. Esse espaço é o ponto de encontro de todos os ambientes da área social. Por esse motivo, a ideia foi criar um ambiente versátil e com possibilidade de integração, seja para uma uma reunião de trabalho quanto para um encontro com amigos. 

 

Imagem 3D do bar da suíte presidencial. Para esse ambiente foram utilizados elementos que trazem sofisticação  ao projeto como por exemplo, o mármore calacata, estante suspensa na cor dourada e os pendentes da Lumini.  Ao lado, foi proposto um painel de espelho recortado e reutilizado formando um mosaico artesanal e totalmente sustentável

 

Imagem 3D do home theater. Ambiente integrado com o escritório através do painel vazado onde fica fixada a TV. Os tons escolhidos para as poltronas e almofadas são cores inspiradas no Brasil ( sendo eles o azul verde) e o amarelo, trazido pela madeira presente no projeto.

 

A ideia ao projetar o Spa da Suíte Presindencial foi remeter ao conceito de Oasis Urbano, ou seja, transforma a inóspita varanda em um local com elementos que transmitissem ao hóspede a ideia de estar em uma floresta tropical brasileira.

 

 

Imagem 3D do quarto. A ideia foi criar um ambiente leve e intergrado. Para isso, foi proposta uma cama suspensa com iluminação e um banheiro com divisória de vidro, tornando o espaço amplo e sofisticado. 

 

 

Imagem 3D da cozinha. Para composição desse ambiente foram utilizadas bancadas de inox da MEKAL trazendo a praticidade de manutenção e o requinte para o espaço. As portas paineis de madeira, permitem a integração com o espaço destinado a sala de jantar caso o hóspede considere necessário. 

 

 

O concurso teve como patrocinadores diversos fornecedores, como Breton, Equipotel, UrbanArts, Mekal, Bellart, Sheraton e Ecoa.

 

 

 

Os vencedores do concurso foi a equipe ArcStudio. Parabéns aos vencedores que fizeram um trabalho incrível e pudemos adquirir a experiência para a disputa do próximo concurso. Foi uma experiência rica e enesquecível.

 

Um agradecimento especial ao nosso querido mentor @leoshehtman que esteve presente em todo momento no concurso nos auxiliando e transmitindo parte de sua experiencia e repertório para nosso time!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Destaques

Museu do Amanhã: Exposição Nós

September 28, 2017

1/7
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook
  • You Tube
Postagens

September 22, 2017

Please reload

  • Facebook
  • Instagram
  • You tube

Endereço: Rua Comendador Eduardo Saccab, 215 Cj. 212 - São Paulo , SP

Email: arquitetura@belalopes.com

 Telefone (11) 99930-4080