Museu do Amanhã: Exposição Nós
Como já falamos anteriormente, o Museu do Amanhã vale à pena ser visitado! Sua exposição principal é composta por cinco ambientes, e hoje, vamos falar da última parada do percurso: Nós!
A exposição Nós tenta trazer uma reflexão a respeito do amanhã. Para isso, deseja-se que os visitantes pensem em como o mundo está sujeito a uma série de transformações causados pela humanidade que, ao se unir, poderia encaminhar o planeta para um futuro sustentável. Ou seja, o amanhã depende de nós e, juntos, é possível atingir o futuro que se deseja.
A área da exposição destaca-se por dois fatores: uma grande estrutura em madeira e uma churinga. A estrutura de madeira representa o ambiente de uma oca indígena, local onde se concentra o conhecimento que é exposto dos mais velhos da tribo para os mais jovens, através de histórias e lendas. Junto a estrutura de madeira, para compor a sensação desejada pelo ambiente, é feito um jogo de luzes capaz de causar movimento à instalação.


Já a churinga, que vem os aborígines australianos, é uma ferramenta simbólica – é um utensilio temporal que busca unir passado e futuro, de modo que o conhecimento de uma geração seja transferido para uma outra mais nova, simbolizando, assim, a continuação da cultura e do povo. A peça ainda é o único objeto físico do acervo.

Trata-se de uma ótima forma de terminar a exposição principal, após todos os pensamentos que os diferentes ambientes nos trazem, seguindo seu objetivo de nos fazer pensar a respeito do que se quer para o amanhã. Com isso, quem sabe não será possível mudar o rumo que o planeta está tomando?
Se você ainda não foi, não deixe de ir!
Lozalização:
Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240
Funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h00)
Preço dos bilhetes:
Inteira: R$20,00
Meia-entrada: R$10,00
Tags: